Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Endorfinas: meu novo vício!

A endorfina é um neurotransmissor, basicamente faz a "ligação"entre dois neurônios para troca de informações durante a sinapse (porque dois neurônios normais não costumam ter nenhum tipo de contato), produzido em resposta à atividade física, que tem como função relaxar e dar prazer, despertando uma sensação de euforia e bem-estar.

As endorfinas fazem milagres: melhoram a memória, melhoram o estado de espírito (bom humor), aumentam a resistência, aumentam a disposição física e mental, melhoram o nosso sistema imunológico, bloqueiam as lesões dos vasos sanguíneos, têm efeito antienvelhecimento por removerem superóxidos (radicais livres), aliviam as dores, etc.

Essa maravilha pode ser obtida comendo chocolate e pimenta, através da acupuntura e de exercícios físicos (após 30 minutos de exercícios aeróbicos, para ser mais exata).

O meu encontro com as endorfinas começou cedo: com menos de um aninho de vida eu já fazia natação. Por causa de uma cagada médica meu quadril saiu do lugar e doi até hoje então sempre tive de nadar. Claro que quando você é criança fica mais fácil ir nadar 3 vezes por semana depois da aula, com o tempo e as responsabilidades tive de parar de nadar durante o ano letivo, reduzindo minha fonte primária de endorfina para um mês e meio de férias. No final de dezembro voltava para natação até janeiro. Nesse ano resolvi fazer diferente, voltei para academia sim, mas para musculação e não vou parar quando as aulas voltarem, decidido. Encaixarei a academia no meu horário de algum jeito.

Eu ainda estou no básico - esteira, bicicleta, pesinho, abdominais - mas sinto a endorfina correndo no meu corpo deliciosamente. Cada dia aumento um pouco mais a velocidade da esteira, no comecinho achava que eu ia vomitar e morrer ou romper meu baço, precisando assim de uma boa cirurgia abdominal. Agora cada vez menos acho que vou precisar de cirurgia e demora um pouco mais para que eu ache que vou morrer. Escolho sempre a esteira do canto ao lado de um quadro com desenhos do corpo humano.

Ah, endorfinas, amo vocês, meninas!


9 comentários:

Gabie disse...

sinto saudades da endorfina..
e agora não sei como vou poder obtê-la!

louco o video shiuhsu

Luisa Pinheiro disse...

Como assim alguém que fica tão feliz com exercícios físicos? Você é praticamente um ET dessa nossa geração! Tô indo me matricular na academia nesse último mês de férias pelos fins estéticos mesmo (o que Florianópolis não faz com a vida da pessoa).

Gabriel Pozzi disse...

se eu tivesse lido só o título eu teria pensado que você está envolvida com algum tipo novo de droga ou alucinógeno, e que logo eu te perderia para o narcotráfico, ou pior, para o México, aonde você cruzaria a fronteira ilegalmente em busca de mais endorfina mexicana, aquela encontrada nos cactos roxos.

(desculpe, mo! faça com que eu pare de ler esse livro do guia do mochileiro das galaxias, faça!)

Dorgas a parte, adorei o post, sua lindinha!
só não entendi a tag "crença x ciencia"!!! WHY? AHUSHAUSHAUHSUA

Camila disse...

Ain Rúvila, tb sou viciada em endorfinas. Fiz acupuntura um tempo e era uma maravilha, saia do consultório rindo pra todo mundo na rua, kkk. Sério, uma vez um cara até acho que tava paquerando.
Já fiz academia uns 3 anos, mas a rotina de estudos do ano passado não me deixou mais malhar. Eu ficava um pouco entediada da rotina só na musculação, ai passei para as aulas de Jump, que são super divertidas.
Eu não sei como fazer mas tenho que achar um jeito de encaixar atividade física na minha rotina como vc.

Beijinhos!

Vanessa disse...

Preciso de endorfinas em minha vida hahahaha Queria ter tempo e ânimo para voltar a praticar exercícios!!

sarahb. disse...

hahaha
deu risinhos ao longo do post.
voltei com minhas endorfinas agora, voltei a fazer minha amada e linda caminhada !
mas gostava de academia quando fazia, mas prefiro caminhar rs.

espero que você consiga mante-la no decorrer do ano letivo .

beijos !

Rúvila Magalhães disse...

minhas tags são incrivelmente idiotas e sem fundamento! (Y)

Luciana Westphal disse...

Entao ... tambem pensei que seria algum tipo de droga, alguma coisa como cafeina ou algo do tipo quando li somente o titulo ... rs
E bom se sentir bem com coisas que as vezes somos "obrigados| a fazer.
Tipo o exercicio fisico... todo o mundo deveria praticar nem se fosse uns 15 minutos diario ... e vc faz parte das pessoas que se sentem bem qnto a essa super orbigacao, porem o restante aquela parte das pessoas que nao fazem parte vivem reclamando e nao fazem nada pra se auto ajudar!
gostei do post ate breve.
beeeijo

Anna Vitória disse...

Olha, eu tenho uma teoria que endorfina não existe. Não existe porque nunca fez efeito em mim. Nunca senti esse bem estar, essa energia, essa alegria que os exercícios físicos proporcionam, e olha que sempre fiz alguma atividade. Só sinto preguiça e dor nas pernas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...