Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Relatividades

O ódio e a rivalidade caminham lado a lado. Apesar de independentes são complementares mas ao contrário da rivalidade, que pode ser muito construtiva, o ódio infundado tende a vir acompanhado de muita destruição e sofrimento. Um exemplo de rivalidade construtiva, que trouxe bons frutos para toda a população mundial, é a existente entre capitalismo e socialismo durante o período da Guerra Fria. Nesse período as maiores potencias de ambos os lados queriam provar quem era a melhor, o que trouxe muitos resultados como o homem no espaço e o desenvolvimento bélico. Neste caso se o ódio tivesse falado mais alto, com todo o arsenal nuclear existente na época, possivelmente não existiria homem vivo para contar história. Atualmente o ódio e a incompreensão entre populações, culturas ou religiões tende a guerras, ataques terroristas e violência, levando a morte muitos inocentes.

Existe também a crença de que o amor e o ódio são complementares, que um bom amor nasce a partir de um grande ódio. Tanto o amor como o ódio são sentimentos extremos, pólos opostos e se o amor pode levar ao ódio por que não o contrário? Muitas vezes um sentimento bom, como o amor, pode nascer entre pessoas que passam muito tempo brigando.

Entretanto o ódio, assim como o medo, pode servir como um mecanismo de auto-preservação, caso usado na medida certa. Muitas vezes por odiar uma idéia, uma situação o homem evita coisas que podem ser prejudiciais à vida propriamente dita, mesmo que indiretamente o ódio pode evitar muitas situações indesejadas. Geralmente pessoas evitam fazer com o próximo o que odeiam receber, o que pode ser percebido no trânsito, por exemplo. Aqueles que usam a seta sempre que vão dobrar uma esquina são os mesmos que odeiam os que não usam a sinalização.

De modo geral, todo e qualquer sentimento gera uma lista de prós e contras afinal existem diversos modos de interpretação, vários pontos de vista a serem considerados e o que é verdade em um minuto pode não ser mais. Para tudo há a necessidade do uso do bom-senso, da virtude e do equilíbrio pois sem esses quase nada se torna viável na vida, a tendência à extremos pode ser muito perigosa.

Proposta de redação do Fique Esperto, jornal do Etapa (chupa!). Dissertação super impessoal, deem suas notas ai...

2 comentários:

Anna Vitória disse...

Bacana, é tema de redação pro vestibular (vi a tag Fuvest ali embaixo)
beijos

Gabriel Pozzi disse...

hey gatinha...
pra mim é difícil falar sobre o ódio, você sabe que sou muuito aberto e raramente mantenho algum tipo de ódio... gosto demais nas pessoas, confio demais nelas, as vezes elas me decepcionam, mas raramente eu odeio alguma...
vc sabe que eu não gosto dessa sua imparcialidade no texto, mas sabe também que eu acho que vc escreve muuuito bem! treinando tanto assim, vai arrasar na redação desse ano, eu que vou uma bosta :(

haushausha
beijos gatinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...