Páginas

segunda-feira, 8 de março de 2010

The winner takes it all*

Para você, ganhar é tudo? Para muitos a frase é: o importante é competir. Pessoalmente fico no meio termo. Ganhar pode até não ser tudo mas é um bom incentivo pra continuar tentando, lutando, jogando. A competição também é algo incrível, faz com que melhoremos a cada passo, in order to win, claro!
Na perspectiva que eu vejo ganhar tem a ver com provar algo, mostrar ao mundo que você pode ser bom. Já vi milhares de exemplos de pessoas que passam noites em claro estudando para passar no vestibular só para mostrar para os pais que são melhores que eles pensam. Pessoas que fazem de tudo - inclusive ferrar com os co-workers - só para ganhar uma promoção na firma onde trabalha...São exemplos que vemos diariamente. Claro que tentar superar-se cada vez mais é ótimo, faz com que você cresça de uma forma positiva o que é super saudável, mas muitas vezes essa superação é forçada, o que faz com que já não seja tão saudável assim e outras vezes tem a ver com o "provar algo" citado anteriormente, o que não é nada bom. Se quer provar algo, prove a você mesmo, estabeleça suas próprias metas e quando atingi-las sim, você ganhou. Talvez isso funcione comigo, alguém que nunca foi pressionada pelos pais, acho que eles nunca me julgaram como um fracasso ambulante, pelo contrário, sempre depositaram bastante fé em mim, o que me fez uma panela de pressão ambulante, eu me pressiono a tentar, festejo minhas conquistas e choro meus fracassos, tudo por mim mesma pois devo um resultado a mim mesma, como pagamento ao meu esforço. Talvez seja por isso que entendo essas pessoas cujo objetivo é provar: ser chamado de loser, ouvir "não esperamos merda alguma de você" deve ser algo incrivelmente positivo para uma baixa auto-estima e um estimulante maior que um pé na bunda. (Mas esse tipo de pais deveria ser punido pois nem todos os filhos tem maturidade o suficiente para usar esse tipo de abuso de autoridade como um empurrão para o crescimento e por acreditarem que pais não mentem e isso é verdade muitos acabam entregando-se a isso e acabam dando razão ao insulto.)
Enfim, nutrir uma obssessão por ganhar é uma coisa perigosa por demais. Quem só pensa em ganhar não aceita uma derrota, o que é péssimo afinal aprendemos mais com os erros do que com os acertos. Vitórias recorrentes são responsáveis por tornar pessoas metidas e insuportáveis, que se acham melhores que os outros e não perdem uma oportunidade de humilhar os concorrentes (salvo algumas exceções, claro!). No entanto todos temos dentro de nós uma Monica Geller gritando "Meu time sempre ganha!", o que é super positivo, isso nos ajuda a ter confiança e mais disposição para competir, além de ajudar no otimismo que deve estar sempre presente no campo de batalha: aqueles sonhos nos quais você figura como o astro do rock, cercado de fãs durante sua festa na psicina em sua enorme mansão em Los Angeles são muito bem vindos, obrigada, afinal o início de tudo é o sonho. Mas como ia dizendo, a perda, desde que não o transforme em um loser pessimista, é muito importante para todos nós: ela nos aponta nossos erros e como não cometê-los again, nos ensina, engrandece nosso caráter, nos faz crescer. The winner takes it all mas o loser aprende, isso é um fato. Sempre quando não conseguir algo que você queria muito pense que você não estava preparado ainda, e não era para ser assim, apesar de doer você não pode focar-se na perda e sim na nova estratégia para a conquista. Ganhar ou perder? Nada disso importa contanto que você nunca desista de sua luta.

*Título de uma música do ABBA

7 comentários:

Manuh *.* disse...

eu ouço várias vezes pessoas me negando. dizendo que eu não sou capaz.
chega um momento que não sou capaz de escutar tantas acusações.
Mas sempre to pronta pra uma boa luta, para uma boa dor. Pq se doer, vai valer a pena!

xx
*.*

Chris disse...

Tudo bem que competir de vez enquando é inportante as ficar enchendo as paciencia com esse papo de vc não é capaz é o ô.

Gabriel Pozzi disse...

Oi amor...
Acho que nós dois passamos por isso, né? Perdemos pra sairmos ganhando depois... talvez todos passem por isso, mas não param pra encaixar esse raciocinio, que após a perda algo melhor lhe aguarda... Pode ser clichê, mas é uma verdade, é errando que se aprende...
Perder amadurece, e muito. Independente do que se tenha perdido, é uma fase de amadurecimento, como você mesmo disse, perdemos porque não estamos prontos...
Bom, não tenho muito a acrescentar ao seu raciocinio, está completo e perfeito.
Eu te amo!

Lieselove disse...

e de vitórias consecutivas foram feitos os cretinos, concordo. ah aliás, cê comentou em um post meu que tem umas falas de um casal e perguntou de onde era, eu realmente não sei de onde é, eu achei num site que filtra as melhores fotos da internet, e achei muito lindo; mas não consegui achar de onde é :/

Karen disse...

Ainda bem que eu nunca fui de desistir.

Adorei aqui também! Vou voltar sempre![2]

Beijos!

T. C. disse...

também fico no meio termo, mas não há que não prefira ganhar! principalmente quando o trabalho para isso é árduo, e sem trapaça claro! adorei o blog, visitarei sempre :***

Beatriz. disse...

É chato ouvir isso de alguém: - Você não é capaz. Mas pra te falar a real, eu não ligo, pois quem paga as minhas contas sou eu. Quem lava as minhas roupas sou eu. E por isso não devo nada a ninguém! (:

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...