Páginas

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Live and Learn

"Well you get what you give
And hell yes I lived
But if you live as you learn
I don't think I'd be learned
Oh with the sun in my eyes
Surprise, I'm living a life
But I don't seem to learn
No I don't think I can learn"
~The Cardigans


Um dia eu ouvi falar que a vida tem um esquema: Live and Learn. Talvez eu fosse ingenua, boba ou inocente demais e eu cometi um misunderstood de maneira que fui colocando rótulos na minha vida do tipo " esse foi o ano do aprendizado", "esse foi o ano da vida" o que eu não entendi é que não é assim que funciona, não mesmo, o aprendizado é parte integrante da vivência mesmo porque muitas coisas você só aprende na prática mesmo, não? Mesmo que você ache que não aprendeu nada você aprendeu, nem que seja um jeito de não fazer alguma coisa.

Esse ano de 2010 foi um ano totalmente novo, cheio de coisas que eu nunca imaginei que viveria, um ano de novidades do começo ao fim. A primeira novidade foi uma pessoa ao meu lado, meu namorado, que esteve do meu meu lado desde o day 1 e estará lá sempre, o que foi totalmente essencial pois sem ele não sei se eu aguentaria tudo o que aguentei, claro que eu sempre terei a minha família, mas é diferente não? Fiz 18 anos, o que a principio não muda nada, até que fui descobrindo que sim, 18 anos trazem mudanças. Perdi muitos amigos, fiz muitos amigos e reconquistei outros com minhas temporadas de séries e meu charme através de sms. Trabalhei até cair, senti o que é estresse daqueles que não te deixa sorrir. Aprendi a andar pela zona oeste e escolhi o lugar onde vou comprar meu apê. Percebi que estou quase irreconhecível e muitas coisas que eu amava agora perderam o brilho. Percebi que eu posso ser bright and shiny mesmo sendo dark and twisty por dentro. Acho que o que aprendi de mais valioso nesse ano é que a ansiedade não leva a nada, pelo contrário, estraga o que você está vivendo agora. (Aprender isso não quer dizer que eu deixei de ser a ansiedade em forma de células, de forma alguma, devo até estar mais ansiosa agora para aplicar essa lição na minha vida de 2011. )

Resumidamente meu ano foi assim fiquei quatro meses em casa nas maiores férias da minha vida fazendo nada além de procurar estágio e escrever no blog e essa situação estava me matando até que eu achei o estágio. Comecei a estagiar e em maio comecei a fazer cursinho pré-vestibular, ainda incerta do porquê e sobre qual curso eu prestaria, mas dou graças a Deus por ter começado, nunca me esforcei tanto como nesse período de Etapa e me sinto imensamente grata por todo o aprendizado que recebi lá, mesmo tendo de sacrificar muitas coisas como posts semanais no blog, aulas de design gráfico e a sétima temporada de Grey's anatomy. Eu não passei na concorrida Usp que eu tanto queria por um misero ponto mas não fiquei triste porque eu sabia ter errado no escolha do curso e também sei que embora eu esteja bem preparada intelectualmente para uma faculdade ainda não estou pronta psicologicamente. Depois do estágio, que terminou em julho, comecei a trabalhar em um escritório de contabilidade com estalactites no banheiro e intermináveis ligações que fica exatamente em frente da minha casa, tipo uns 20 passos. Trabalhar de verdade, não ser apenas uma estagiária, me ensinou demais, não só no plano contábil mas me ensinou muito sobre mim mesma, esses 5 meses de trabalho foram a minha maior prova de resistência, no kidding, queria desistir todos os dias mas nunca desisti, aprendi a administrar meu próprio dinheiro e posso dizer que não peguei dinheiro com minha mãe nenhuma vez, consegui guardar bastante e ainda emprestei uns para o meu pai, comprei coisas que eu queria, saí, me diverti mas sempre dentro das minhas limitações de vestibulanda. O plano é trabalhar lá até que minhas atividades de 2011 (Etapa e Web Design) comecem porque a partir daí vai ser eu e as apostilas no ano de mais estudo e menos dinheiro de minha existência. Uma coisa constante nesse período foi o meu desejo de que 2010 acabasse logo, uma característica minha em tempos difíceis é essa, acreditar que coisas boas virão com o próximo mês de janeiro.

This is how it works: o aprendizado te atinge, você não sabe ao certo o que está aprendendo mas tem certeza que no futuro você saberá e isso será incrivelmente valioso, a única coisa que o momento te revela é que aprender doí bastante e você é mais forte do que imagina.

PS: Feliz Natal!! ;)


4 comentários:

Luisa Pinheiro disse...

Primeiro: tenho uma conhecida que tem o mantra "learning to live, living to learn", ela tirou de alguma música, mas nem sei qualé. É bem isso.
O seu ano pareceu muito de aprendizado, pelo estágio, pelas mudanças, mas com o que vc aprendeu vc viveu, né! e é assim mesmo (:

Gabriel Pozzi disse...

oi amor...

se eu fizesse um balanço de meu ano, um ano que sempre pensei ter sido bem chatinho, eu vejo que aprendi demais no trabalho, a lidar com situações e pessoas, aprendi muitas coisas no cursinho, e me diverti com todo mundo, com o pessoal da tv, com o mateus, com minha família com você.
o ano foi monótono, é verdade, mas como vc disse, não existe um "ano disso" e um "ano daquilo", todo dia é dia de viver e aprender.

foi um ano afastado dos meus amigos antigos, e não sei se pra sempre será, mas você foi minha melhor amiga e sempre conseguiu me animar, mesmo que sem saber, já que sempre que eu estava cansado do trabalho eu ficava feliz pq ia te ver mais tarde no cursinho :)

a vida é repleta de surpresas, e principalmente agora que a gente saiu do trilho da escola, a gente vive sem saber o que nos aguarda num futuro próximo. 2010 já teve bastantes mudanças e surpresas nesse sentido, e sei que 2011 nos agurada com um monte delas também. positivas e negativas. temos que aproveitar as boas e aprender com as ruins.
isso é evoluir.

te amo amor, o banner do blog ficou uma graça rs
beijos

Deyse Batista disse...

Acho que de qualquer forma, o ano foi positivo pra você, não? Pelo menos você não pode dizer que teve aquela mesma rotina chata que as vezes a gente se deixa acomodar. E cara, você tem um emprego, que legal! haha Tô desesperada porque tinha uma meta de vida de conseguir meu primeiro emprego com 18 anos, mas tô vendo que não vai dar, anyway.
Um 2011 muito melhor para nós, afinal :)
ps.: eu SEMPRE esqueço de te adicionar no msn, não tem jeito. Então me adiciona aí, que não é possível que eu esqueça de aceitar, haha: deyse_fb@hotmail.com.
Beijos!

Anna Vitória disse...

Eita, que ano intenso que você viveu. De uma coisa você pode ter certeza de olhos fechados: você aprendeu e cresceu demais nesse ano que passou, e todos esses perrengues e dificuldades vão moldar a pessoa que você será no futuro.
Beijo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...