Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Primeiro Semestre

Como todos sabem, eu entrei na faculdade nesse ano. Primeiro semestre.

É obvio que o primeiro semestre em qualquer faculdade é cheio de primeiras vezes. Muitas. Pra mim não foi diferente. Comecei a ler coisas sérias sobre assuntos sérios para serem discutidos nas aulas por professores doutores sérios (ok, nem todos) que têm diversos livros publicados e passam as férias no exterior. Passei a viajar a cidade todos os dias e entrei em contato com pessoas de lugares bem diferentes e distantes dessa minha bolha cosmopolitana paulista. Gente de vários sotaques passaram a vir conversar comigo todos os dias sobre assuntos diferentes daqueles "preciso estudar física"que eu escutava no cursinho.

Passei a buscar informações sobre política mais constantemente e formei muitas opiniões sobre esse ou aquele partido. Chamo pessoas de "tucanos" como se fosse uma ofensa. Já sei em que vou votar. Aprendi a enxergar coisas que eu não era capaz antes de pisar nas terras férteis da ECA USP todos os dias.

Nesse semestre fiz minha primeira entrevista via e-mail (Oi, Mayra!), entrevistei conhecidos e venci minha timidez pra entrevistar uma desconhecida (e não foi nada difícil, inclusive descobri que não sou tão tímida quanto eu pensava). Percebi que nasci pra essa coisa empolgante que é o jornalismo. Fiz minha primeira matéria (leiam aqui), meus primeiros artigos supostamente sérios e nisso descobri com é possível escrever mais que 5 páginas a partir do que eu aprendi na pior aula da pior professora (aquela que deveria ter se aposentado há anos).

Englobei muitas palavras novas em meu vocabulário do dia a dia com os amigos de outros lugares e principalmente, fiz amigos. Muitos amigos, muitos os quais já posso dizer que sinto saudade (estando apenas no sexto dia de férias). Fui adotada para uma família Ecana e tudo.

O que eu posso falar a partir desse balanço é que não sou mais a mesma pessoa de antes da Semana dos Bixos.

Essa menina com esse alto grau de awesomeness na foto, no dia da matrícula da USP já não existe mais.

Mas o fim do primeiro semestre também me serviu de lição pra que eu me prepare melhor pra alguns desafios que encontrarei no segundo semestre, como o São Remo - um lindo jornal laboratório que tem potencial pra ser muito falado por aqui.

Eu, que tenho uma obsessão por "primeiros", vou deixar esse primeiro semestre bem gravado na minha memória. E como é um recomeço, vou renovar aquela meta de postar mais por aqui. Detestei o vazio que meu blog ficou nesses meses. Agora com a ajuda da Analu :)

9 comentários:

Carolinda disse...

Pois é, mal posso esperar pelo meu combo de "primeiras vezes" hahahha. Que bom que voltou a escrever <3
Beeijos, lindona

Mia Sodré disse...

Lendo a respeito desse seu primeiro semestre só me deixou com mais vontade ainda de chegar logo ao meu, isso quando for cursar Jornalismo, claro.
Parece bem interessante, empolgante até. *-*
Beijo!

Ana Luísa disse...

Você não sabe em que barco está se metendo contando com minha ajuda. Muahahahaa!
HAHAHAHA
É impressionante como a faculdade é um mundo completamente a parte do que a gente conhecia né? Boa sorte com tudo, querida! Não deixe essa empolgação miar!
Beijos!

Vickawaii disse...

Primeira vez que passo no seu blog, o que significa que eu não te conheço ainda, mas lendo esse post eu fiquei muito...feliz. Acontece que eu começarei em agosto a cursar a minha faculdade, e estou cheia de sonhos e expectativas, louca para experimentar minhas "primeiras vezes". Espero que no final do semestre seja eu a fazer um post assim no meu blog, da mesma forma sincera e animada que você postou aqui :)

Beijos e parabéns pela faculdade!
Vickawaii
http://finding-neverland.zip.net/

Anna Vitória disse...

Ah Rúvis, não poderei compartilhar esse sentimento de empolgação com primeiras vezes com maior intensidade! Sei bem do que você está falando e é mesmo uma delícia.
Adoro que estamos vivenciando essa experiência nova de faculdade e jornalismo juntas :D
Precisamos troca figurinhas urgentemente!
beijos

Janaina Barreto disse...

Acho que é por isso que eu tenho tanto medo de entrar na faculdade (ainda que eu tenha muita vontade). Todos dizem que é algo diferente, realmente um mundo novo e eu imagino que é mesmo. É isso mesmo que me assusta, mas é bom (e necessário) crescer, não é? Um dia chega a minha vez! =P

Beijos ;*

Gabriela Petrucci disse...

"Chamo pessoas de "tucanos" como se fosse uma ofensa." AAAI, AMO! <3
Eu chamo de neo-liberal ou burguês-padrão!

Acho lindo você estar tão feliz assim com o teu curso, e acho lindo eu estar junto com você nessa. E acho lindo a nossa primeira caminhada pela Paulista ter sido num semestre tão importante. Ai, tudo muito lindo!

Queria muito um jornal laboratório! *-*

Beijo, Ruvs! <3

Mayra disse...

Que lindo esse texto! Senti muita falta dos seus textos durante esse semestre, mas entendi completamente a razão! Fico feliz que você esteja tentando voltar mais vezes por aqui, senti-me honrada em ser sua primeira entrevistada e por ter sido citada aqui e enfim... você é linda e merece toda essa alegria! Go Ruvis Go, ao infinito e além! <3

Ana Luiza disse...

Rúvila! Compartilho dos seus sentimentos sobre esse semestre. Realmente muita coisa muda, muita gente aparece, muita gente sai, e no final percebemos que não somos mais as mesmas pessoas. Mas é pra melhor.
À vezes esqueço do quão legal é estar na ECA, é ter passado no vestibular, do quando isso é uma conquista. Textos assim me lembram que esse ano é o mais importante da minha vida! Saudades de você já :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...