Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

Ode à força de vontade

Existem muitas coisas que servem pra nos tirar de nossos caminhos, tantas que eu nem preciso enumerar, mas só duas pra nos colocar de volta nos caminhos certos: a consciência e a força de vontade.

Quando se tem uma meta e se estabelece uma trajetória pra alcançá-la, consciência e força de vontade são as maiores aliadas. Caso você não seja o Macunaíma que “pulou cedo na ubá e deu uma chegada até a foz do Rio Negro pra deixar a consciência na ilha de Marapatá. Deixou-a bem na ponta de um mandacaru de dez metros, pra não ser comida pelas saúvas.” e conserve ainda sua consciência com você ela pesará caso você deixe a preguiça e a santa procrastinação dominarem porque é certo que isso afastará você de sua meta. Ai entra a força de vontade. Ela faz com que arranquemos forças do âmago pra ir à luta.

Ela me arranca da cama antes do sono ir embora. Ela me faz ir à academia, arrumar a casa, descer pelas escadas fixas. Ela me impede de gastar dinheiro a toa, de comer muitos doces, de dormir à tarde. Ela me ajuda a estudar por várias horas diárias, a aprender matemática (ou tentar com todas as minhas forças), a abrir minha apostilinha de exercícios mesmo quando estou em pé no metrô. Ela carrega minha mochila pesada de livros e cadernos, arruma meu quarto. Ela me faz vencer livros chatos, não me deixa ir assistir TV e comer brigadeiro quando tenho outras tarefas mais importantes (mesmo quando eu quero muito). Ela me ajuda a escolher as prioridades e manter os planos por mais que eles não sejam o que eu tenho vontade de fazer. Ela não me deixa esquecer que eu tenho uma meta. Ela não me deixa desistir.

Já diziam os Grandes Mestres: “May the Force be with you”. É porque a força de vontade é tudo nessa vida, se ela não existisse, mesmo que quiséssemos muito alguma coisa, difilcilmente sairíamos da cama de manhã, me incluindo nisso.

Acho que essa força merece muito mais que uma simples Ode, merece uma valsa com vestido de gala.




15 comentários:

Gab disse...

Nossa, adorei o teu Ode.
Tenho precisado muito da tal força de vontade.
Mas estou muito orgulhosa de mim de pelo menos ter força de vontade para emagrecer! Eba! haha
Beijo.

Ana Luísa disse...

A gente precisa de força de vontade pra muita coisa nessa vida mesmo! Sem ela não dá certo. =P
Saudades de você, Rú! Mas use sua força de vontade pra estudar, e a gente vai comemorar o vestibular contigo, nem que seja por champagne virtual! Beijos

Nathy disse...

Boa, boa boa! Eu tô adorando essas odes, pq tem cada coisa diferente, cada criatividade! Eu não fiz a minha, mas quem sabe ainda saia...rs

beijos!

Gabriel Pozzi disse...

é verdade, amor, precisamos de força de vontade pra tudo!
para as nossas obrigações, para as nossas diversões, pra realizar nossos desejos...
até mesmo pq "força" é a parte física do negócio, é o que faz acontecer!
pq ter só vontade é fácil!

bem, como diria meu pai, se esforce por tudo nessa vida, faça com amor e faça direito, pq com essa formula não tem erro, vc será feliz e conquistará o que quiser :))
ahm ele fala tbm bastante sobre humildade, que por acaso se eu fosse criar um "ode à alguma coisa", seria pra ela, a humildade!
mas isso não tem nada a ver com seu post, que por acaso está ótimo como sempre ^^

te amo, amor!

Gabriela P. disse...

acho que tiraram a minha força de mim... :(

Mayra disse...

Força de vontade é algo que falta MUITO em mim, a rainha das procrastinações, pois é. Mas é uma ode muito bem merecida! Beijos

Alessandra Rocha disse...

e da-lhe força de vontade pra superar os problemas tb né? O que seriamos sem ela?

Super diferente a Ode! Curti :D

xx

gabi disse...

Moçaaa, concordo com tudo o que disse: mas de que buraco desse nosso interiorzinho humano se tira força de vontade? O.O
Tô precisando tanto que nem sei... =S
hahaha
:*

Nath disse...

Muito bom o texto,parabéns (:
Selo pra ti no meu blog
Bjos ;*

Anônimo disse...

Penso mesmo que força de vontade significa muito - e tudo na vida de um ser huamno. Seu segundo nome é esperança, mas esta alcunha implica em sentar e esperar. Força de vontade, em contrapartida, significa fazer, além de querer.
Abraços, moça sumida!

Anônimo disse...

OLÁ!
Amei o seu texto, ele é muito incentivador! "Sem falta de vontade não se consegue nada!" rs:D
beijo :*

Kamilla Barcelos disse...

Este seu texto é típico de quem é pré-vestibulando consciente. Me vi muito nele. E te digo: o que você aprende nesse momento da sua vida, voc~e vai usar para sempre nos seus estudos e trabalho. Acredite!

Isadora disse...

Eu ia comentar sobre força de vontade, mas essa sou eu, com um frila e uma prova pra redigir e aqui, comentando nos blogs alheios. Deixa pra lá, né? :S

Tay Paschoini disse...

Pois é amiga... só ela e Deus mesmo pra nos segurar nessa época de tanto desgaste... tem hora que a força de vontade parece um montinho de areia na nossa mão, a gente tem que se esforçar pra segurar, colocar uma mão embaixo da outra pra ela não cair no chão, e ainda ter cuidado pro vento não levar... Mas o bom é que a força de vontade é uma das únicas coisas que, independente da situação, sempre vai ter uma ótima recompensa... Nós temos uma razão pra nos esforçarmos tanto. =D

Rafaella Soares disse...

Não tenho tanta força de vontade quanto gostaria. A minha é bem aleatória. Quando quer, aparece. Quando não quer, tira umas férias. Mas fico feliz que a sua funcione direitinho, Ruvis, porque nessa vida de vestibulanda precisa mesmo.

Beijos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...