Páginas

domingo, 21 de fevereiro de 2010

History book on the shelf, always repeting itself*

Outro dia passei em frente a uma igreja e nela estavam fazendo uma sessão de exorcismo. Isso não é lá uma coisa que chama atenção das pessoas, não chamaria a minha caso não tivesse terminado agora de ler o livro chamado "Extraordinary popular delusions" ou "Ilusões populares e a loucura das massas" de Charles Mackay. Nesse clássico da sociologia ele passa pelo menos umas 50 páginas falando sobre "A mania das bruxas" e como a sociedade européia da época fazia o favor de queimá-las. Quem leu provavelmente ficou espantando com o como as bruxas eram apontadas e exterminadas por serem funcionárias do Diabo.
É um desastre como uma tradição tão infudamentada como a prática do exorcismo possa continuar presente em nossa sociedade desde então, claro que hoje em dia é diferente, a forca, a fogueira e outras práticas utilizadas com bruxas que tinham poderes como transformar-se em gatos, fazer com que lindas garotinhas tenham graves doenças e vomitem agulhas, prolongar gestações e até cometer atentados contra vida de reis, que fez quase o mesmo número de vítimas que a primeira guerra mundial durante séculos, não, essas práticas não mais utilizadas abertamente e apoiadas amplamente como já foram, os endiabrados e bruxas de nowadays são apenas exorcizados. O público-alvo desse reality show não mudou nada, eles continuam sendo pessoas com cabeças vazias e mentes influenciáveis cujo passatempo é ir à igrejas de origens duvidosas nas quais deixam parte de seu suado salário no final do mês. Gostaria de saber porque uma simples doença, um desmaio é considerado obra do diabo e não apenas uma falha na saúde, falta de vitaminas ou um aneurisma cerebral. No passado, com uma medicina quase nula, era até compreensível esse tipo de credo, mas e hoje em dia? Por que forças malígnas são mais valorizadas que a medicina? By the way, falar em valorização nos tempos atuais é andar em círculos, valorizar algo ou alguém é uma coisa quase impossível. Você se acha valorizado? Poucos dirão que sim. Enfim, voltando ao assunto, o que vejo de bom na sociedade atual é o respeito as fronteiras do que é errado e do que é menos errado afinal eles não saem queimando os possuidos à louca por ai e o exorcismo, pra quem acredita, é até válido.
Acho que todos estão esperando que eu identifique o lado bom, mas nesse caso é realmente complicado, o desastre é a insitência em uma crença infundada sendo que a ciência está tão avançada agora. Mas o fato é: the history book on the shelf is always repeting itself. O futuro repetindo o passado e ninguém aprende nada, num ciclo sem fim.

Por causa de um bloqueio criativo que venho enfrentando o blog anda meio abandonado, espero que isso passe em breve. Textos menores para o agrado geral serão mais usados por aqui.
*Trecho da música "Waterloo" do ABBA

20 comentários:

Gabriel Pozzi disse...

deixa eu entender... uma garota viciada em medicina, discutindo sobre crenças que ignoram completamente a existência dessa ciência? hahaha
hum, vai causar polemica se aparecer alguém por aqui que exorcisa ou ja foi exorcisado... xP
caso contrário, acho que vão te apoiar... acho que embora seja um ciclo, isso tende a diminuir, nessa época das bruxas era a sociedade inteira que pensava assim, hoje em dia tem uma igreja ou outra em um canto aleatório que acumula pessoas, vamos assim dizer, manipuláveis.
boba, vc ainda diz que não é inteligente u_u
beijos meu amor ♥

' Aℓℓɑɳ ɗɑѵiɗ disse...

Muito legal seu blog. E o conteudo está muito bom!
continue assim

Gabie disse...

hmmm.. Sei lá, comecei o post achando q era sobre um assunto, vi que era outro e no final me deparei com um terceiro.. pelo menos foi a minha impressão rss

não é o caso, mas é difícil discutir sobre certos assuntos se ambos os lados não "compreendem", "viveram".. sei lá , é algo a mais do que saber da existência e talvez entender rss

eu acredito em anjos, demônios, Deus.. acredito que ambos possam atuar em uma pessoa. Acredito no poder de um exorcismo. MAS (!!!!!!!!), não acredito em todos q vejo rss Muitos fazem coisas erradas e dizem que foi "obra do diabo", talvez a tentação tenha sido dele mas o ato foi do cara.. A não ser q tenha sido uma possessão, mas aí já acredito que são poucos os casos e que a maioria dos pastores/padres não estão em total comunhão (intimidade) com Deus para "receber" todo o "poder necessário" para "acabar" com isso. Acredito que são bem poucos os que conseguem..
Acredito que a maioria das coisas que Deus faz nós podemos até não entender, mas conseguimos ver.. Acredito que a ciência explica o processo. Doenças existem, mas também acredito que coisas inexplicáveis e que não conseguimos "ver o processo" pode estar mais ligado ao espiritual do que possamos entender. MAS (!!!!!!!!!!!), acredito que sejam poucos os casos.

Registro aqui minha opinião, talvez ela "aumente', 'diminua" ou desapareça.. Enfim, esse é só mais um assunto em que ou sabemos pouco ou nada como células, eletrons, física nuclear, biologia, física, matemática, teologia, geologia, português ..
Somos todos um bando de cabeças vazias e mentes influenciáveis.

Gabie disse...

quase q fica maior q o post oo'
shiushuish

Unknown disse...

Nossa adorei seu post.
Você escreve muito bem parabéns.

Anônimo disse...

Realmente, rituais que continuam até hoje, porém só trocaram de roupa.
E se vc estiver com bloqueio criativo, a utilização de textos curtos realmente é uma saída...

Fê Colcerniani disse...

Exorcismo? Nossa, ainda existe isso? rs
Obrigada pela visita!
Volte sempre
Bjs

TATIANE disse...

acredito no espiritismo, em espiritos ruins e bons. Mas acho o Exircismo meio vantasioso.

cami disse...

Também acho um absurdo que ainda promovam eventos dessa espécie, porém, acredito que como isso faz parte das crenças religiosas, cada um tem o escolher no que acreditar. Não é mesmo algo que dê para defender um lado, se não for apenas pela sua opinião pessoa. =S Eu, por exemplo, penso que pessoas que praticam esse tipo de coisa ou são realmente crentes no sobrenatural ou simplesmente são corruptas o suficiente para aproveitarem-se da situação.

Agora, uma curiosidade: sabia que no México abriram um igreja para cuidas especialmente desses casos? o.o dizem foi devido ao grande numero de possessões demoníacas nos últimos meses. hahahah O mais absurdo que eu li sobre as caças as bruxas, eram os critérios. Pessoas ruivas eram bruxas (tadinha de mim) ou que possuíssem algum sinal estranho o.o imagina. Falta de conhecimento, ciência. As pessoas tendem a acreditar na sua imaginação quando não conseguem explicar as coisas =S infelizmente.

Gostei do texto ^^ E esse livro, ele tem em português? bjooos!

Ramon de Castro disse...

Parabéns pelo Blog, e pelas abordagens!

futnaredenet.blogspot.com

Natália Santis disse...

morro de medo de exorcismo ¬¬', e acho esse povinho que manipulam as pessoas , como vou citar essa parte de seu texto "O público-alvo desse reality show não mudou nada, eles continuam sendo pessoas com cabeças vazias e mentes influenciáveis cujo passatempo é ir à igrejas de origens duvidosas nas quais deixam parte de seu suado salário no final do mês. " , viu é por essas e outras questões que duvido da existensia de Deus , por pessoas assim , que falam mais do diabo do que do propio Deus , e enfim , pensam que tudo é do diabo , puxa vida , até menssagem subliminar no High School Musical eles acham ¬¬' (não que eu acha que não tenha HAUSHAUHSUAHUSA)
Mas enfim ,parabéns até que enfim , umajovem que pensa nesse mundo u.u '

ps:amei seu Lay , tá muito legal *-*
ps²: também acho que nós iniciantes devemos nos unir \o/

Beijos
Sabe não

Vanessa disse...

Uau, preciso ler esse livro! Eu me interesso bastante por esse assunto (curso História). Fico indignada quando certas pessoas dizem que doenças (principalmente as mentais)são coisas do diabo e blábláblá. Hello? É muita ignorância (ainda nos dias de hoje, porém sem fogueira).

Millena disse...

Interessante seu blog!Assunto polêmico!

Fellipe disse...

Ola beleza? vi seu blog em uma comunidade achei bel legal, mas tipo
tenho uma dica para tu da um Up nele, pq tu não passa ele para um
dominio profissional gratis, tipo o google indexa mais rapido e vc ganha
bem mais visitas alem de parcerias e dinheiro si for o caso.

Aqui nessa comunidade tem varios tutoriais olha ai:

http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=1327088&tid=5442225959297148549&start=1

Espero que ajude.

Milena Seabra disse...

Nossa belisimoo post vc escreve mtu bem , continue assim bjs ^^

-

passa aqui =*

lani disse...

e tem muita igreja por ai ,que o cara diz :"se você acredita coloque aqui tudo que vc tem no bolso" parece mentira ,eu vi isso de perto .são pessoas que se deixam levar num jogo psicologico e colocam até a chave do carro como oferta.

Parabens pelo blog!!

http://tudo-a-declarar.blogspot.com/

Unknown disse...

ahhhhh..
não acredito nessas coisas, sabe?
Igreja é uma coisa que me incomoda.

Gabriel disse...

"Ps2: Textos menores para o agrado geral serão mais usados por aqui." hahaha, eu li toda a postagem =P

Bom, quanta as práticas de bruxaria, apenas adptaram para um novo termo hoje em dia, mas o fato não muda em si. As pessoas infelizmente são muito influenciáveis, e se a tendência for fazer uma "seção de descarrego" lá estarão milhares de "fiés".

É realmente uma pena, mas aí agente entra no assunto de alienação, e isso é muito pano pra manga para falarmos hahaha.

PS. E obrigado pelos comentários em meu blog.
Abraço.

Anna Vitória disse...

Interessante esse post.
beijos

Anônimo disse...

Cara... há de se levar em consideração a alienação confortável que uma crença pode te proporcionar...

Isso me lembra minha aulas de filosofia na faculdade (matéria que aliás eu peguei DP)... fala da dificuldade em uma pessoa em querer encontrar uma explicação racional para um fenômeno... é difícil...é trabalhoso...é cansativo e requer estudo... agora criar uma crença é muito mais cômodo e fácil de convencer qualquer pessoa...

Malditas sessões de descarrego... hipócritas...

Lógica do fanatismo religioso:
X é a vontade de Deus.

Obs: Sendo X qualquer coisa.



Beejo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...