Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Ipiranga e São João


"Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João 
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi." 


Obviamente, eu também não entendi. Vou explicar isso melhor. Sou paulista, nascida na capital, e sempre morei em São Paulo (exceto por alguns meses longe). Sou alguma coisa boa com caminhos e na maioria das vezes eu decoro bem as ruas. Bom, eu achava isso até sexta. 

Sexta feira, eu e o namorado fomos a um festival de cinema -  o Indie 12 - para fazer um texto pro Cinéfilos. O filme que veríamos era exibido na Galeria Olido, que fica na famosa Avenida São João. Descemos no metrô Sé - nada mais charmoso que andar no meio daqueles prédios antigos - e pedimos ajuda ao moço de uma banca de jornal, ele indicou o caminho e fomos seguindo, naquela expectativa: "vamos cruzar a Ipiranga com a São João". 

Andamos até chegar em um local muito conhecido por nós: a Galeria do Rock! (uma das entradas dela fica na Avenida São João) A surpresa não poderia ser maior ao descobrir que a Galeria Olido fica ao lado da Galeria do Rock. 

Como chegamos bastante cedo, pegamos os ingressos do filme, fomos comprar uma comidinha e procurar o cruzamento da Avenida Ipiranga. Nesta ordem: dobramos uma esquerda para ir numa lojinha que eu conhecia, na rua do metrô República, e voltamos para São João, buscando a Ipiranga. 

Queria ter uma foto da minha cara de decepção ao ver que nós já ESTÁVAMOS na Avenida Ipiranga. Nada acontece no meu coração quando eu cruzo a Ipiranga com a São João. Nada. Passei minha vida toda fazendo esse caminho, sem saber que ele era O caminho.

Agora podem falar: Não existe amor em SP, não existe amor por SP.


Prometo tentar redescobrir minha cidade de agora em diante. (e proponho que vocês façam o mesmo) 

5 comentários:

Ana Luísa disse...

Alguma coisa acontece no meu coração quando escuto sobre São Paulo, quando penso em São Paulo, quando vivo em São Paulo! Porque nunca se mora, visita, ou se está em São Paulo. Se vive São Paulo. Se ama São Paulo! <3

Gabriela Petrucci disse...

Ruvs do céu, na virada, a Mari fez um comentário muito parecido.
Eu, Artur, ela e o amigo do Artur andando na São João, até que a Mari percebeu o cruzamento com a Ipiranga e falou: "uau! estamos na Ipiranga!" e cantarolou a música, mas acabou com uma cara de decepção dizendo: "é muito menos poético do que eu imaginava!".

Ai, sdds, SP! <3

Milena M. disse...

Ruvis, São Paulo pra mim é um relacionamento secreto. Não sei de onde surgiu essa briga boba entre Rio e SP, só sei que desde que eu me entendo por gente ouço que paulista odeia carioca, que o sotaque de você é chato e que São Paulo é só prédio e fumaça. Um mundo cinza e sem amor.
Só depois da minha segunda visita é que eu entendi que São Paulo também tem magia. Agora guardo esse sentimento bandido junto com a minha caneca com uma imagem linda da cidade e olho pra ele pedindo aos céus pro Pão-de-Açúcar não se ressentir. Ainda não cruzei a Ipiranga com a AV. São João. Posso ser acusada de adultério.
Beijo! <3

Nina disse...

Na verdade, quando eu fui para Sampa pela primeira vez, algo aconteceu no meu coração quando passei por esse caminho.
Eu sinto muito Rúvila, o segredo é ser estrangeira nessa terra sua, que acolhe brasileiros vários.
Abraços.

Gabriel Pozzi disse...

vdd amor, foi extremamente bizarro o momento que percebemos que conheciamos aquela esquina muito bem, e que ela é como qualquer outra daquele centro de sp :(

mas td bem - acontecendo algo ou não no nosso coração - entender melhor os lugares por onde ando em SP, e saber exatamente onde fica aquela esquina, faz com que eu me sinta mais paulista... haha

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...