Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Por enquanto, a minha é Federal


2010 foi meu primeiro “ano de vestibular” propriamente dito. Como era o primeiro me dei ao luxo de prestar unicamente a faculdade dos sonhos, a USP. E não me arrependi. Não passei e não tive ENEM pra me ajudar: me arrependi por alguns minutos mas depois de pensar friamente percebi que foi melhor assim porque tive uma segunda chance, pude estudar tudo de novo, dando o máximo de mim. Em 2011 cheguei até a segunda fase da fuvest, que fiz nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, cujo resultado saí dia 4 de fevereiro, pra me deixar louca de tanta espera.

Mas em 2011 resolvi prestar ENEM, assim, just in case. Não sei o que me motivou mais a fazer ENEM: o medo de não passar na USP, o medo de ter que voltar pro Etapa ou o medo de não poder voltar pro Etapa e não ter uma faculdade pra fazer. Enfim, fiz o bendito ENEM e com toda aquela palhaçada e estresse depois me inscrevi no SISU com uma nota não lá tão agradável quanto eu queria. Como eu não queria sair de São Paulo City resolvi escolher a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pra concorrer as vagas pelo SISU. Por fim, só pra garantir, prestei um curso que eu SABIA que passaria porque isso é possível pelo site, reclamem o quanto quiserem do ENEM mas o site do SISU é bom.

A Unifesp me garantiu uma faculdade, um lugar pra ir caso o pior aconteça. Não posso dizer que acordei morrendo de alegria e soltando arco-íris pela boca. Me trouxe um grande alívio sim, com certeza, porque no mínimo vou estudar na federal mas ainda não é o que eu quero. Quero a faculdade pra qual me matei de estudar mais dois meses inteirinhos depois do ENEM. Não é ingratidão e tenho certeza que se eu realmente precisar estudar lá tenho altas chances de encontrar alguma felicidade.

No final das contas me inscrevi e já estou matriculada em Ciências Sociais da Unifesp no Campus de Guarulhos. Tomei trote e tudo. Agora já sou oficialmente uma universitária.



17 comentários:

Gabriel Pozzi disse...

olha a gente sendo trotado :D

meu pai me lembrou muito bem... tinha um programa do Alvaro Garnero que ele viajava para algum país aleatório, mostrava os lugares favoritos dele nesse país, e toda vez ele dizia algo do tipo "esse lugar é realmente bom, é adorável ficar aqui, mas essa não é minha Polônia"... até que na ultima matéria do programa ele ia pro lugar preferido e dizia "essa é minha Polônia"...

A Unifesp é como se fosse um desses lugares que ele visita... tem ensino de qualidade por ser uma federal, possui professores que são doutores, possui prestígio no mercado, e é pública... "mas ainda não é minha Polônia" hahaha

Se Deus quiser eu passarei na Unesp e vc na Usp, mas cada dia que eu acordo eu penso "cumpri parte da missão e não precisarem mais sofrer em uma mesa de cursinho", eu já até fico aliviado e menos tenso de ficar esperando o resultado como se ele fosse dizer "seu ano vai ser excelente ou vai ser péssimo de novo"!

Gabriel Pozzi disse...

ps: caso algum aluno da Unifesp apareça aqui, saiba que eu e a Ruvis não estamos desprezando a faculdade por deixá-la em segundo plano! como a propria Ruvila falou, se não passarmos nas outras temos grandes chances de ser felizes na Unifesp, a questão é que pelo planejamento original a Ruvila quer Jornalismo na USP e eu quero Artes Visuais na Unesp... logo, estudamos focados nessa, mas acreditamos da mesma forma que a Unifesp seja uma grande faculdade :))

Larissa disse...

Unifesp é boa, mas a USP é mais, hahaha!!!
Parabéns de qualquer forma, Ruvs! Tenho certeza que você fará aquilo que for melhor pra você!!!
E espero q vcs dois sejam meus calourinhos (na USP né? pq não faço Jornalismo hahaha)!!
Beijossss!

Anônimo disse...

Bom, não é o que você queria de verdade, mas pelo menos é uma faculdade pública. E um quebra-galho.

Mas pelo tanto que vi da sua dedicação, torço muito para que você passe em Jornalismo. Mesmo que lá na graduação você surte um pouquinho, achando que o curso é uma porcaria e nada a ver com suas expectativas e tal, como aconteceu comigo algumas vezes, mas no fim você poderá dizer que cursou algo que sempre quis e que se esforçou para conseguir. Além disso, Ciências Sociais é uma área onde você realmente tem que gostar do que está fazendo. É muita leitura, pesquisa e teorias sem fim, que às vezes dão um nó na cabeça rsrsrs. O curso não é ruim, mas precisa de dedicação e um tantinho de vocação.

Beijos e muito boa sorte no resultado do vestibular, quero te ver no clube das blogueiras-estudantes de jornalismo!!

Ana Luísa disse...

Rú! Sua coisinha linda! Parabéns!!! Estou torcendo loucamente pra você passar na USP, mas se não passar, é porque você tinha que fazer UNIFESP, e será muito feliz ali também!
Beijos!!

Gabie disse...

Sua reação quando descobriu que passou foi parecida com a minha rs
Não tenho chances de esperar mais algum resultado, mas também vou de mente aberta e me dando a oportunidade de ser feliz na facul que vou :)
Vocês estão muito lindos e me deu uma vontade de pegar um ônibus e ir ai conversar sobre a vida de calouro HSUISHUIHISUH


See you*

Gabriela P. disse...

Ruvs, agora é a vontade de Deus! Tenho certeza que você vai passar na USP, mas se por acaso isso não acontecer, também tenho certeza que será pelo teu melhor!

E caso a USP não aconteça, meu ombro tá logo aqui! <3

Beijo, Ruvs-universitária!

Lilica disse...

Ah, mas que fofa toda pintadinha! E pense, querida, que tudo na vida tem uma razão de ser. Se for pra ser na USP, você vai ver seu nome lá na lista de aprovados (duvido que tenham duas Ruvilas lá!). Se não for, é porque você tem que viver essa experiência na Unifesp. Tenha isso em mente sempre tá!
Beijão

Tiêgo R. Alencar disse...

Já desejei mil parabéns no facebook, mas venho aqui te desejar mais uma vez um PARABÉNS imenso por essa conquista! Sei que ainda não é o que você quer de verdade, mas a festa aí deve estar sendo preparada pra quando você passar na USP. Duvido que você não consiga, quem acompanha seu blog sabe que você se matou de estudar ano passado e que se esforçou SUPER todos esses meses. Te desejo muita sorte e que você arrebente também na USP! :DD

Beijão, caloura! hahaha

Karina disse...

Olha só, eu acho de verdade que você vai passar na USP. E eu to torcendo muito pra isso, porque você merece demais. E parabéns parabéns parabéns por ter entrado na Unifesp! Mesmo que você não acabe não indo pra lá, já é lindo você ter entrado!
Beijo!

Mayra disse...

Minha matrícula vai ser só dia 30/01, mas estou morrendo de ansiedade desde já. Sei que sua queridinha é a USP, mas foi muito bom ter feito outra pra se garantir, just in case como você disse. Ciências Sociais é legal, se o pior acontecer pelo menos você vai para um curso legal. Mas ocupe sua cabeça tentando esquecer o assunto vestibular, aproveite as férias e quando chegar fevereiro transpire ansiedade, não tenha medo do futuro, dos resultados, de nada. Tudo acontece da maneira que deve acontecer, apenas acredite nisso. Tenho fé que tudo vai dar certo e se não der, tem 37 pessoas em um certo grupo do Facebook dispostas a te fazer esquecer e aprender a lidar com isso. Go, Ruvs, Go!
Abraços!

Patrícia N. disse...

Faculdade, ENEM, essas expressões estão me enlouquecendo.
Enfim, parabéns e boa sorte ;)

Rafaela Venturim disse...

Ai, Rúvis, eu estou com a Analu! Torcendo muito por ti, mas sabendo que tudo o que tem que ser, será. E, ah, tô mega feliz por ti! Orgulho mafioso! hahaha
Só quero que você reapareça logo... snif snif :(
Beijos <3

Carolina disse...

Essa fase de vestibular é de matar qualquer um, e já posso imaginar seu alívio. Torço pra que você consiga o que realmente quer! Mas se não conseguir, aproveite e reconheça sua vitória na Unifesp (:

Beijo

Milena M. disse...

Se tem alguém que merece ganhar os parabéns (e uma vaga), esse alguém é você, Ruvis. A gente acompanhou como você se dedicou. Agora que faculdade já está garantida, vamos ficar na torcida pelo seu sonho. GO, RUVIS, GO!
Beijo!

Vanessa disse...

Que lindaaaaa! Eu estava doida pra ver foto sua no trote hahaha
Esteja certa, Ruvis querida, que vai acontecer o que for melhor para sua vida! E continuo aqui com os dedos cruzados!

Vanessa disse...

Que lindaaaaa! Eu estava doida pra ver foto sua no trote hahaha
Esteja certa, Ruvis querida, que vai acontecer o que for melhor para sua vida! E continuo aqui com os dedos cruzados!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...