Páginas

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Desculpa, Tim, eu desisto de você!


Todos temos aquela coisa que tem muita vergonha de assumir, todos. Pode ser besteira do tipo “eu não gosto de sorvete” ou uma coisa super séria “bati o carro do meu pai e fugi” mas a tal coisa existe. Algumas mais graves que outras e muitas não devem ser ditas em voz alta mas aquelas vergonhas mais “leves” são as que levam os amigos à risada e te tornam uma caricatura de si mesmo, essas são O fato pelo qual você se torna conhecido. “Olha ali, aquele é o cara que não gosta de sorvete”.

Pois bem, dito isso tenho uma confissão a fazer: eu não consigo gostar dos filmes do Tim Burton. Me julgo muito por causa disso mas juro que não foi por falta de tentativas. Cada vez que um filme do senhor Burton é lançado, eu corro pro cinema mais próximo de casa pensando “pode ser esse!!” mas chego em casa frustrada e de consciência pesada, pensando “ainda não foi esse”. Pra mim é uma grande frustração porque todos que conheço são tão fãs do cara que eu passei a acreditar que não sou normal por não gostar dele. É o equivalente a não gostar de filhotes de cachorros quando passamos isso pro mundo do cinema.

Okay, pra ser justa comigo eu gosto de um filme dele: Peixe grande. Na real, faz tanto tempo que eu vi o filme que nem lembro se realmente gostei ou se falei que gostei pra agradar o Burton-maníaco que me emprestou o DVD então faço questão de não rever o filme justamente pra evitar descobrir que na verdade eu não gostei tanto assim. E também porque quando a conversa toma esse rumo posso falar que “adoro Peixe Grande” e ainda por cima saio com cara de cult porque nem todo mundo conhece o filme.

O fato é que eu me encanto com a arte, com a cenografia, com a Helena Bonham-Carter mas sempre me decepciono com o filme no conjunto. Às vezes a história não me agrada, outras vezes o final estraga tudo e em outras acho os personagens forçados. Separadamente é tudo muito genial mas o conjunto me incomoda muito. Apesar de que sempre me esforço pra tentar achar legal.

Quando fiquei sabendo que o Tim estava dirigindo Alice dei pulinhos de alegria, “finally vou gostar de um filme dele!” mas pelo contrário, não só foi a decepção do ano como achei que ele estragou totalmente a versão Disney da Alice que eu tinha em mente. Com Sweeney Todd a coisa não foi diferente. O Sweeney é um dos filmes favoritos do meu namorado então eu estava muito disposta a gostar, assistimos juntos, comentando os detalhes legais e afins mas subiram os créditos e me veio a insatisfação de dizer a ele que eu não havia gostado do filme. E posso continuar por horas. A noiva cadáver, Edward mãos de tesoura... Me dei ao luxo de não ver O Estranho mundo de Jack pra não me sentir sozinha num planeta onde todos os meus amigos tem bottons do Jack na mochila, prefiro dizer “nunca vi” a “não gosto”.

Agora, eu desisto. Não vou mais nem tentar gostar e quando for ver algum filme dele já direi que não vou gostar, quem sabe isso não me faz mudar de ideia?

foto daqui


19 comentários:

Alessandra Rocha disse...

COOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOMO ASSIM VOCE NUNCA ASSISTIU TNBC?? ))):
Te perdôo só porque é você Ruvs, mas que decepção! Confesso também que não gostei da versão dele de ALice, mas acho que de todos os outros. Mas não tem problema, eu não tenho opinião formada sobre Woody Allen e isso é quae tão ruim quanto não gostar de Tim Burton, ou talvez até pior... É uma questão de gosto, e de se identificar com a linguagem de cada diretor.

Mas relaxa, que ninguém vai apontar pra você e falar "olha lá a menina que não gosta de Tim Burton".

Mayra disse...

Eu AMO Tim Burton, corro pra ver todos os filmes dele no cinema e sempre me apaixono mais!
Não creio que você não gostou da versão dele pra Fantástica Fábrica de Chocolate, é TÃO LINDA *-*
Pra mim Tim Burton é a junção dos meus atores preferidos (Helena Bonham Carter e Johnny Deep) junto com um tom macabro, figurinos e caracterizações lindas de viver e uma trilha sonora amazing.
Respeito o teu gosto e concordo que Peixe Grande é super bom, mas agora vocÊ será conhecida pela minha pessoa por "a estranha que não consegue gostar do Burton" hehehe
kissos ;*

Gabriel Pozzi disse...

haushauhsua
que é isso mo, vc insiste demais nas coisas que vc ja percebeu que não gosta! haushausha
tudo bem, dar segundas chances é legal, eu tbm costumo fazer isso, mas não dá pra forçar seu gosto a mudar, vc não pode lutar contra isso ^^
eu tava inclusive discutindo ontem em um forum do Oasis como é ruim vc perceber que o trabalho de alguem tem qualidade, todo mundo gosta, é bem original, mas vc não consegue achar legal...
tipo, eu não gosto de Rolling Stones, mas se eu pudesse escolher eu curtiria... eles são bons, eu reconheço isso... mas eu... não... gosto! :(

enfim, ngm é obrigado a gostar de tudo, reconheça o Tim como um bom diretor e diga que não curte, só isso! hahaha
(acho que foi isso que vc fez no post, né?)

ps: Sweeney Todd não é um dos meus filmes favoritos, é um dos meus MUSICAIS favoritos ^^

Ana Luísa disse...

Ei Rú! É engraçado remar contra a maré, mas sempre tem aquele que não gosta e Harry Potter, de Cazuza, de Friends, até mesmo de sorvete ou de Tim Burton! E que bom que é assim!

Rafaela Venturim disse...

TÔ CONTIGO! Só gostei de "Edward mãos de tesoura" (mais pelo Johnny Depp, que estava incrível naquele papel), mas pelo amor, o que ele fez com a Alice não tem desculpa!
Tô tremendo nas bases só de saber que ele dirigirá o próximo filme de Nárnia! Argh!

Beijos, Rúvis! <3

Gabie disse...

Juro que quando li o título pensei que vc nunca mais ia utilizar um ship da TIM hahaha

*não estou por dentro desse assunto :(

Paloma Engelke disse...

Gosto muito dele, Ruvis! Mas relaxa, que conheço gente que não gosta. Eu acho que ele tem um estilo único, e é isso que é tão legal. Amei 'Sweeney Todd', na estréia que eu fui só tinha eu, três amigas e um cara hahaha 'Alice' também não amei, não. Mas 'Edward mãos de tesoura' é simplesmente o melhor filme ever. Não consigo cansar dele...
Beijos

Magda Albuquerque disse...

Você não é a pior pessoa do mundo por não gostar dos filmes do Tim.
Eu costumo gostar e muito, mas por exemplo, não curti muito Alice...
O que vale é que você tentou. Se não deu, não deu. rs.
Blog lindo!

Gabie disse...

que legal, e ainda por cima escrevi "ship"!! hsuishuis

Vanessa disse...

Eu gosto do Tim, apesar de considerar suas produções como grandes surtos hahaha Mas eu gostei muito de Alice, viu? Fiquei encantada.

Nina Vieira disse...

O Tim Burton peca em muitos aspectos. Afinal, como explicar as versões alucinógenas de A Fantástica Fábrica de Chocolates e Alice? No primeiro, ele estragou a minha infâncioa. Sou mil vezes fã da primeira versão, de 1971. Mas Edward - Mãos de Tesoura também marcou minha infância. E minha paixão absoluta é Peixe Grande. Até porque, vai por mim, o livro que inspírou o filme não é lá essas coisas.
E, já que é para assumir, vai lá: odeio Brad Pitt. E nunca vi uma atriz tão desclassificada quanto Angelina Jolie. Juro.
Beijos!

Larissa disse...

Ah, Ruvs, eu gostei dos filmes dele que eu vi, mas não mantenho nenhuma paixão, rs!!
Na verdade acho que não tenho paixão por nenhum cineasta, acredito que gosto mais do negócio 'filme', as histórias é que acabam me atraindo, independente de quem fez...!
Mas uai, sem problemas, a gente não precisa gostar do que todos ou a maioria gosta! Eu não curto Friends, por exemplo, mas fazer oq? rsss!!
Beijosss

marcela disse...

kkkkkkkkkkkkk veja só como são as coisas, Ruvs: vc conversa em fila e eu AMO Tim Burton kkkkkkkkk mas não se preocupe, um dia aparece um filme dele com o qual vc vai simpatizar hauhauahuah
Beijos!

Lari Reis disse...

Te entendo. Não porque eu não gosto do Tim, mas porque não gosto de bacon e demorei a assumir isso para a sociedade.

Tay disse...

Tem muitas coisas que eu não gosto que as pessoas ao meu redor gostam, acho que isso faz parte do que somos. Particulamente, gosto muito dos filmes do Tim, sei lá, são estranhos os filmes dele, gosto disso :)
Bjus ;*

Kamilla Barcelos disse...

Quando li o título do post eu pensei que você revelaria que não gostava da TIM, operadora, não do magnífico Tim Burton. o.O Edward Mãos de Tesoura é um dos meus filmes favoritos. Estou chocada ainda, Rúvila. hahaha

Fran Carneiro disse...

Eu confesso que gosto da Alice na versão dele. Mas o resto, nunca vi ou não me lembro de como é. Não te condeno porque, né. Não sei nem achar bonito os mesmos caras que a maioria, me ligar a quem produziu o que então, nossa... Me confunde, rs.
A Fantástica Fábrica de Chocolate, por exemplo, na versão dele, nunca vi. E a original só fui ver nessa virada do ano, ou seja... Distração wins.

Milena M. disse...

Enquanto eu tava lendo, eu me senti muito aliviada. Eu gosto muito dele, mas tô muito de saco cheio com todo mundo falando que A-DO-RA ele. Pode ser sintoma hipster, mas acho que quando todo mundo fica falando que é ótimo, você vai com muita sede ao pote e acaba se decepcionando.
Por exemplo, mesmo gostando do trabalho dele, reconheço que ele fez uma cagada sem tamanho em Alice. Sério, ficou lindo, direção de arte incrível. Mas ficou... chato.
Acho super compreensível você não gostar dele. Se não fosse pelo Johnny Depp, ele não teria metade dos fãs que tem. Agora, Peixe Grande tá totalmente liberado. É bom mesmo. É meu preferido dele.

Quanto a "Fale com Ela", ainda não vi. Comprei um box do Almodóvar, mas ainda não consegui ver todos. Na verdade, nesse exato momento ele está ali na estante olhando pra mim com olhos de reprovação. Te aviso quanto assistir. Só vi 3 filmes dele, e Volver é meu preferido. Mas acho Má Educação muuuuuuuito bom, só que ele é forte e dá vários socos no estômago.
Beijo, Ruvis-aluna-da-USP!

Anônimo disse...

Acho Tim tãaao estranho! E, bem, gosto de pessoas estranhas.
Gosto muito de cinema, apesar de ser tão conhecedora do assunto. Q eu lembre agora, dele eu só assistir Alice...

Enfim,
nada contra.

=*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...