Páginas

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que não dizer a um vestibulando de segunda viagem


Há um tempo li no blog da linda Gabi Petrucci um texto chamado “O que não dizer a um vestibulando” e super me identifiquei. Depois de um tempo perguntei a ela se eu podia fazer um sob a minha perspectiva, como ela concordou, aqui estou!

1- Você não passou no ano passado? Jurava que você já estava na faculdade há muito tempo.
Com essa frase, a pessoa infeliz arrancou meu coração, jogou no chão, pisou, pegou de volta, jogou na frigideira, fritou e serviu pros cachorros. Não só isso, ela ganhou um passaporte direto pro Inferno e minha ira eterna. Dica: nunca pergunte isso a ninguém.

2- Por que você está fazendo cursinho de novo?
Essa é outra ofensa em forma de pergunta. Ninguém gosta de fazer um segundo ano de cursinho e se eu estou fazendo é por necessidade. Não passei ano passado então estou tentando de novo, não estou sentada lá, quatro horas por dia porque sou boba.

3- Por que você não foi pra uma particular? Todo mundo vai.
Não acho ruim as pessoas irem pra particulares (se for uma particular boa), pelo contrário, algumas particulares tem estrutura muito melhor que algumas públicas mas eu não tenho condições de pagar uma particular boa e eu prefiro estudar um pouco mais pra passar na USP que é a mais importante aqui de São Paulo.

4- Por que você estuda tanto sendo que você já fez cursinho uma vez?
Como eu já disse, se estudo é por necessidade e não por ser boba. Ano passado, eu entrei no cursinho em maio e passei o ano todo trabalhando. Quem trabalha e estuda sabe que o tempo de estudos é reduzido, pois pra mim não foi diferente. Apesar de ser o segundo ano, estou aprendendo muitas coisas que NÃO vi ano passado por falta de tempo.

5- Qual curso você está fazendo? Qual faculdade você está fazendo mesmo?
Eu sinceramente odeio quando as pessoas que esquecem que eu não entrei na faculdade ainda e perguntam quais matérias eu gosto mais, quando eu acabo o faculdade, etc, porque isso é um abuso pro meu coração. Se você me perguntar/ perguntou isso posso responder que estou fazendo direito e termino em 2014 porque detesto falar que estou no cursinho ainda.

6- Se você não passar nesse ano pode fazer cursinho ano que vem de novo!
NÃÃÃÃÃÃÃO. Pra mim, está fora de cogitação um terceiro ano de cursinho. Quem nunca fez não tem ideia do estresse que é um segundo ano, não quero nem saber de terceiro.

7- A prima de uma amiga minha passou sem cursinho!
Que bom pra ela.

8- Quando suas aulas acabam?
Isso me faz lembrar que eu vou passar Natal e Ano Novo estudando pra segunda fase (se Deus quiser) e me deprime. Minhas aulas só acabam em Janeiro, está aqui a resposta e NÃO perguntem sobre isso.

9- Se você não passar foi porque Deus não quis.
Eu confio muito em Deus, muito mesmo, e por isso eu não acredito que Deus me desampararia e me deixaria sem recompensa depois de dois anos de estudo e MUITO esforço. Então, não me digam isso.

10- Por que você está tão tensa? É só uma prova.
Quando se vive por dois anos em função do vestibular, ele deixa de ser só uma prova e vira um monstro. Não é só uma prova, é A prova que vai decidir muita coisa na minha vida, muita mesmo. Eu não me sinto confortável em esquecer a dificuldade de passar no vestibular porque ai eu me sentiria a pessoa mais inútil do mundo por não ter passado ainda.

11- Boa sorte porque você VAI precisar...
Espero que você e sua ironia vão pro Inferno. Beijos.

13 comentários:

Gabriela P. disse...

"Por que você está fazendo cursinho de novo?"
ah fofa, sabe como é, não tenho nada pra fazer, meus pais são ricos, gosto de torrar o dinheiro deles em uma sala de aula pouco confortável ouvindo pessoas engraçadas falando sobre a oxidação dos sais!
"Qual curso você está fazendo? Qual faculdade você está fazendo mesmo?"
minha BFF tenta MED, sempre que perguntam, na UEM, que curso ela faz, ela dá risada.
"A prima de uma amiga minha passou sem cursinho!"
A gente aposta na poker face, porque né...
"Boa sorte porque você VAI precisar..."
Como já dizia meu amado-idolatrado-salve-salve professor de sociologia: 'sorte é quando a oportunidade e a preparação se encontram' e, bom, oportunidade e preparação você tem! ;)

beeeeijo, Ruuuvs! <3

Gabriel Pozzi disse...

"7- A prima de uma amiga minha passou sem cursinho!
Que bom pra ela."

HAUSHAUSHAUHSU sempre aparece um corno com essa de "vc viu, não sei quem passou sem cursinho :)"... vontade de matar! :)

olha, e tem aquela que meu amigo falou pra mim no dia do cinema: "posso saber pq essa carteirinha de estudante é do cursinho e não da faculdade?" ¬¬¬¬¬¬
- é pq eu adoro cursinho, trocaria a carteirinha da Harvard por uma do Objetivo! :)

muito bom, gata! adorei o texto, concordo com tudo, exceto com a 9... a gente nunca vai saber o que realmente é uma recompensa pra gente.

Mitani disse...

Pois é, parece que você entende todos os meus sentimentos quando as pessoas dizem TUDO o que está escrito e um pouco mais...
Sério, eu tenho uma foda "você já não está velha pra fazer cursinho?" essa (PRA MIM) é de matar
E da vontade de respoder "E VOCÊ NÃO ESTÁ VELHO(A) PRA CUIDAR DA MINHA VIDA" hsuahsuahsuhaushaushuahsua

Gabie disse...

me identifiquei total hsiuhsiuhs

Amanda disse...

Te entendo MUITO, Rú. Geez, poucas coisas são mais estressantes do que estudar para o vestibular. :/
Ignore esse povo sem tato e VÁ QUE É SUA, RÚ! :D

sobrefatalismos disse...

Haha, poxa Rúvila, isso tudo é pio do que "o que você vai ser quando crescer?", sério. Portanto, não te desejo sorte, mas bom desempenho. Que todo o seu esforço tenha sido válido. Um beijo.

Ana Lu disse...

Ai Rú, vestibular é um troço insuportável, e só quem está passando por essa fase é que sabe. Eu, que, gracias, me livrei disso em novembro de 2009, ainda tenho asco da palavra, mas já estou esquecendo como era insuportável. Você vai passar porque você é uma diva, e estamos todas torcendo. E quem encher o saco da Ruvs vai apanhar da máfia.

Gab disse...

Ai esse teu post foi como um abraço pra mim. Eu sou vestibulanda de QUARTA VIAGEM. Sim, tentei quatro vezes e não consegui. FAZER O QUE? Estudar de novo, claro.
Todas essas perguntas já me fizeram milhões de vezes e tenho vontade de matar esses infelizes. Sério.
Só quem é vestibulanda sabe o que é ser vestibulanda. haha
A única coisa que eu digo para nós, é: BOA PROVA! :D
Beijo Ruvs. :)

Tathiana disse...

Caríssima, realmente perguntas idiotas merecem ser ignoradas. Ou respondidas na sacanagem. A cobrança é grande, mas sua capacidade é maior.
Boa sorte.

Lilica disse...

Dizer que Deus não quis, é a pior desculpa para qualquer coisa na vida! Gente que não sabe o que dizer, diz isso! Dá uma raiva!

Agora vou dizer uma coisa para você: te admiro pra caramba! Juro! Porque eu fiz meio ano de cursinho, não passei na Fuvest, e fiz uma faculdade furreca só porque precisava de um dimploma universitário para poder trabalhar em uma empresa melhor. Então, do fundo do meu coração, admiro vocês vestibulandos que se dedicam, que estudam feito loucos, que tiram um (ou dois) anos da vida para se dedicar aos estudos e torço muito para que seus esforços sejam recompensados ok!

Beijão

Vanessa disse...

Putz, realmente é muita crueldade junta! Tem gente que não faz ideia do quanto a vida de vestibulando é difícil. Mas não se abale com essas coisas, viu? Siga em sua luta!

Carol disse...

Perguntas idiotas, merecem respostas cretinas. Melhor nem dar trela pra esse povo. Eu detesto quando me comparam com alguém. "Ah, aquela irmã da amiga da prima da sua tia fez isso, isso e isso."
é melhor seguir em frente sem dar importância, continue firme!

Beijo ;*

Isadora disse...

VAI PASSAR!
e você vai dar risada.
te prometo ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...