Páginas

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Complexo de subdesenvolvido

Enquanto uns gastam pequenas fortunas com carros importados, casas luxuosas e supérfluos, outros não tem ao menos o que comer. É esse o lema de uma coisinha chamada “desigualdade social”. A desigualdade é algo inerente ao mundo e nunca acabará, nem mesmo em um regime socialista. Um exemplo disso acontece em Cuba país no qual a população que é totalmente socialista não possui um sabonete para tomar banho enquanto seu ex-governante, o ditador Fidel Castro, tem uma das maiores fortunas do mundo. Agora fica mais fácil de se concluir que o progresso não pode esperar o fim da desigualdade caso contrário ele nunca virá.
Quantas vezes já não se ouviu dizer que o Brasil é o país do futuro mas talvez por falta de atenção não foi percebido que esse futuro já chegou. O brasileiro, de maneira geral, tem a auto-estima danificada e persiste em subestimar-se de uma maneira injustificável afinal o que o jornal está cheio é de motivos para que o brasileiro orgulhe-se de seu país: o presidente fechou um acordo internacional que muitos outros já tentaram antes e fracassaram, não se tem guerra, religiões são respeitadas, homofobia está cada vez menor, um empresário e engenheiro já está representando o país na lista de maiores fortunas do mundo na internacionalmente reconhecida revista Forbes, o país é pioneiro na criação de tecnologias de ponta para extração de petróleo e assim a lista vai.
Claro que o progresso anda a passos lentos, principalmente em um país que já foi tão explorado como este, a desigualdade social já existente acentua-se: enquanto uns entram para a lista dos mais ricos do mundo muitos outros perderam tudo nas recentes chuvas. Mas não se deve ser severo demais com essa desigualdade pois é nela que muitos vêem o desafio de vencer, vêem o quanto a ascensão social é importante para uma qualidade de vida melhor e é nessa luta que se cresce. O crescimento devagar que seja leva ao progresso, mas não se deve ter a falsa ilusão que um dia ela acabará afinal muitos enxergam a desigualdade como um obstáculo e nunca tentam superá-la.
O Brasil é um país em pleno crescimento e desenvolvimento, não se é a 8º maior economia mundial a toa, e a tendência é a melhora dos níveis de desenvolvimento e qualidade de vida no país, o que será ainda melhor quando o povo descobrir que o crescimento de um país não depende exclusivamente dos governantes mas de todos, cada passo que se dá a frente já é um lugar conquistado, o país tem muito potencial que precisa se explorado para o bem comum.

Dissertação a partir do tema proposto no Fique Esperto parte do jornal do ETAPA, afinal quem não quer entrar na USP em 2011?

8 comentários:

Gabriel Pozzi disse...

oi amor!
não gosto muito do modelo "redação" em si, gosto mais qdo vc escreve com naturalidade, livre de regras, do jeito que quiser, sem pensar que alguém irá te avaliar pela posição de suas vírgulas...

maaaaas, pensando como uma redação, ficou perfeita, é impossível q vc tire uma nota baixa com um texto desses, muito bom mesmo...
sim, nós brasileiros temos mania de reclamar, raros são os que param pra avaliar que a situação não é tão preta assim :| não que a gente deva se conformar com o jeito que as coisas sãos, mas às vezes reclamamos de barriga cheia!

não vou falar minha opinião sobre desigualdade pq eu levo muito pro lado espiritual, mas seu texto está ótimo!

Anna Vitória disse...

Gosto muito, concordo em partes. Acho que o Brasil tem muito mesmo pra crescer, mas a questão da desigualdade e da política desregulada é algo MUITO sério, e que deixa o Brasil colocando tudo de bom que já conquistou a perder.
Beijos

Olive disse...

com uma redação dessa,você entra em qualquer lugarr ;D

Edno disse...

Chamo-me Rúvila, tenho 17 anos e muitos sonhos como quaisquer outras pessoas, determinadas e objetivas aos poucos estão sendo concretizando. Sou fã do bom relacionamento com a família e amigos, assim como de aperfeiçoar o tempo e produzir o máximo possível. Falo pelos cotovelos, adoro um debate e uma boa polêmica e nesse blog vou compartilhar com vocês um pouco de minha vida, e falar do meu Universo

Mr. Pozzi disse...

/\ EDNO??!!?? WTF??!?!?

Emanuella Casado disse...

mulher, esqueci completamente de THE OC.
vou até trocar.
skaoskaoskaoksaos
:*
e seu texto.
?
pux... vc entra na usp concerteza!
:*

Anônimo disse...

Cuba é um país socialista? Estude o socialismo primeiro, antes de afirmar tal coisa. Seu texto é tão negativista que nem mesmo a Veja avalia tão mal o Brasil pós-Lula quanto seu texto.

Luane disse...

Concordo com o que você disse.
O Brasil é um país que tem muito a oferecer!

Sou seguidora do blog!

Beijos (:

http://essenciademorango.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...