Ontem a noite cheguei e fui ligar a tv, o aquário fica ao lado dela, uma coisa estava estranha, o aquário estava vazio aparentemente, só aparentemente, o peixe estava morto e preso perto da bomba de oxigênio. A minha primeira reação foi uma tristezinha, daquelas "Perdi o filme que eu queria ver na tv, que triste" mas isso passou rápido, bem rápido, no fundo eu nem notava a presença dele, o peixe era a indeferença, cada um de nós em relação ao mundo, o mundo é indiferente a mim assim como eu era ao peixe, talvez esse fosse o mecanismo que eu utilizava para me vingar do mundo, ser indiferente ao pobre peixinho e o peixe por sua vez também era indiferente a mim, eu era apenas a pessoa que o alimentava quando minha irmã não o fazia. Hoje de manhã fui fazer o ritual de despedida para o peixe, enterrá-lo na planta, uma mini-árvore para ser exata, e esvaziar o aquário. Só hoje percebi o quanto o aquário era grande para um único peixe beta, mas isso não vem ao caso. Todos estão agora se perguntando "qual é o lado bom da morte de um peixe?" Da morte em si, nenhum. Da situação foi o aprendizado. O que não pude parar de pensar foi em como fui indiferente à um ser vivo, a um ser vivo como qualquer um outro, o que o difere das minhas cachorras é apenas a anatomia, apenas a anatomia é o que difere ele de mim. Acho que não me importar com o peixe, que não tem mais ninguém no mundo, me faz perder o direito de querer que as pessoas se importem comigo, não se pode exigir dos outros o que não se pode dar a eles, não me importar com o peixe foi o auge do que se pode chamar de atitude desumana.
Enfim, há situações nas quais o lado bom não está imbutido esperando que você aperte um botão para que ele salte e diga "Surpresa!", não. Muitas vezes o lado bom de algo está na mudança que ele proporciona a você, um novo ponto de vista que essa situação te apresenta, isso sim é o lado bom, na verdade esse é o lado ótimo, porém isso que eu chamo de "lado ótimo" não é tão fácil de ser encontrado pois ele está dentro de você mesmo e é realmente difícil tirá-lo de lá. Hm, uma nova maneira de pensar sobre os animaizinhos que vivem submersos em água é o que eu ganho com a morte do meu peixinho vermelho. Ah, minha mãe ganhou mais espaço na prateleira da cozinha esse foi o "lado ótimo" para ela.
Queria agradecer os comentários, todas as sugestões e críticas foram ótimas para o desenvolvimento do meu blog. Obrigada, gente! e voltem sempre :)
10 comentários:
"Vocês querem saber porque esta história acabou? Por que eu gosto muito de dar ordens. Se as coisas são saem do jeito que eu quero, eu mando aumentar a Guitarra, mando abaixar a Guitarra, mando fazer isso... Mas isso você não pode fazer. Principalmente no amor. Eu nem sei direito o que é o amor. E você não pode ter uma relação de força, de poder. Sabe, tem que ser uma outra coisa. E eu já sofri muito na vida por causa disso, sabia? Tanta gente já foi embora da minha vida por causa disso. Porque eu sou mandão, "com a melhor das intenções"."
Renato Russo, Parque Antártica, 12 de agosto de 1990
hey :)
muito bonito o post, tem frases muito impactantes como "apenas a anatomia é o que difere ele de mim"... essas situações tristes nos tornam mais maduros, e dependendo do caso, mais humanos, como a morte de seu peixinho...
se bem que eu nem sei mais qual o lado bom de ser um "humano"... se for ver o comportamento do homem hoje em dia, cada vez mais a indiferença à vida alheia é acentuada...
é sempre bom ver pessoas com o coração puro que tem consciência da importância da vida, mesmo tendo que passar por situações ruins para "aprender" isso...
e eu me importo com você, se dê esse direito u_u
seu blog ta muito legal, os textos tem sentido e me trazem lembranças que eu nem melembrava mais...
adorei e vou visitar sempre
www.os-toskonautas.blogspot.com
OPbrigada pela visita no O Guia de Paris! Fico contente q gostou, inclusive acabei de postar uma msg no site do teu namorado dizendo q tinha gostado do teu blog tb!
bjkas e sucesso pra gente!
Luiza
www.oguiadeparis.blogspot.com
www.bobogema.blogspot.com
Adorei seu blog, gosto mais ainda qnd vc mistura ingles no meio das frases.
Quanto ao peixinho, tadinho, eu nao queria mesmo te-la como dona...ja' tive um, o meu se chamava jose e eles tiveram o mesmo fim.Espero ser melhor como mae.
Que gracinha o post. Não espera que a se chegasse ao ponto do respeito a vida!
Muito bem escrito e uma bela analogia ^^
As pessoas só dão conta da vida na iminência de perda... ou na perda completa dela...
Eu amo meus peixes hauahuahuah tenho um beta e 4 kinguios...e uma tartaruga também... claro que não todos no mesmo aquari hahah...meus peixinhos são foda...=P
Obrigado pela visita no meu blog..
http://catalepsiaprodutiva.blogspot.com/
Ahn, peixes são tediantes... rs mas dizem que são terápicos.
Abraços.
poxa, nunca tinha vindo aki.....
Ja disse q sou sua fã?
eu sou sua fã.......
;D
Parabéns... otima postagem
PAZ!
Postar um comentário